quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resenha do filme:

"Um Sonho de Liberdade"
O título original do filme é Shawshank Redemption, seu lançamento foi em 1994-EUA, sob direção de Frank Darabont-baseado em contos de Stephen King, os atores são Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Gil Bellows. Sua duração é de 142 min e seu gênero é um Drama.
Em 1946, Andy, um jovem e bem sucedido banqueiro é condenado injustamente por matar sua esposa e o amante dela, tendo por pena a prisão perpétua. No presídio, faz amizade com Red, um prisioneiro que cumpre pena há anos e controla o mercado negro da penitenciária. Aos poucos, Andy constói um ambiente muito próximo do que estava acostumado, e seus conhecimentos eram usados na biblioteca local, nas declarações anuais de impostos de funcionários da prisão e na organização das finanças do diretor de Shawshank - Andy fazia lavagem de dinheiro para o diretor, em troca ganhava privilégios na cadeia.
No final, Andy consegue fugir da prisão, através de um túnel que cavava há anos e foi morar em uma linda "Ilha", onde reencontra o amigo prisioneiro Red e vivem a tão sonhada liberdade.
Falar sobre a liberdade do ser humao é, sem dúvida, uma tarefa bastante difícil, pois o seu conceito é diferente para cada indivíduo. Ser livre nem sempre significa não estar fisicamente encarcerado.
Foi uma excelente atuação por parte de todo elenco, um roteiro bem elaborado, um filme que causa diferentes emoções no espectador, como ódio, perdão, vigança, pena, alegria, esperança e muito mais, sem contar, é claro, que o final nos deixa encantados, independente de quantas vezes o assistirmos.
Márcia Sousa - Secretariado - 3º período - not.

2 comentários:

  1. Faculdade Atenas Maranhense
    Lucileide de Jesus Silva de Sousa e Thays Allynne Desterro da Costa
    Curso:secretariado executivo sala 06 noturno
    Resenha do filme: Sonho de liberdade
    Leitura e produção textual.
    • título original:The Shawshank Redemption
    • gênero:Drama
    • duração:02 hs 22 min
    • ano de lançamento:1994
    • direção: Frank Darabont
    • roteiro:Frank Darabont, baseado em estórias de Stephen King
    • produção:Niki Marvin

    Em 1946,Andy Dufresne(Tim Robbins),um jovem e bem sucedido banqueiro tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciaria para cumprir prisão perpetua por ter assassinado sua mulher e o amante dela.No presídio,faz amizade com Ellis Boyd,um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro no presídio. No começo a vida de Andy foi um inferno na prisão, principalmente porque se recusa a participar de um grupo de homossexuais que queriam que ele se unisse a eles.Andy se recusa e é espancado severamente.O tempo vai passando assim, até que ele se apresenta para fazer um trabalho bancário para o chefe dos guardas da prisão, este espalha para todos que Andy era um homem que entendia tudo de transações financeiras e que poderia fazer muitos serviços para os guardas da prisão.Os problemas de Andy nesse momento acabaram , o diretor que era um homem corrupto pois roubava dinheiro do presídio e usava sua influência para o mesmo fim,passou a protegê-lo.Ninguém incomodou Andy .
    Não é um filme sobre uma prisão. É um filme sobre a vida e sobre o que você pode fazer dela: se conformar com suas injustiças ou fazer amizades (sólidas e eternas, de preferência) e buscar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Um dos atores que vale a pena sempre vê nos filmes é Morgan Freeman, um dos meus favoritos desde que eu admiro. Suas atuações e grandes personagens destcana muito na área do cinema, este filme The Shawshank Redemtion é um exemplo.

    ResponderExcluir